segunda-feira, 10 de setembro de 2007

É o retorno

Começou. Ainda que a meio gás. A partir de hoje o 704 pode contar com mais uma passageira assídua... É o regresso à minha segunda casa, à faculdade que tão calorosamente me acolheu no ano passado. Já sentia saudades dos corredores labirínticos, dos elevadores decrépitos que encravam teimosamente entre pisos, do silêncio avassalador da biblioteca, do odor do teatro anatómico (!), da alegria que impera no salão, dos sofás, dos almoços no 02 com a ementa de sempre. Mas do que sentia mais falta era dos amigos, das piadas disparatadas depois de uma aula complicada, das partidas animadas de matrecos onde aproveitávamos para descarregar as frustrações e o cansaço de muitas horas de estudo. Ansiava por aquelas conversas nos intervalos em que se discutia tudo e nada, apenas pelo prazer de partilhar à socapa mais uns minutos, mais um sorriso, mais um silêncio compreensivo, mais um problema. E sentia vontade de novo (re)descobrir os mistérios que o nosso corpo encerra, lentamente tomando consciência de como tudo está tão bem orquestrado e programado. Os livros a estrear, os cadernos ainda em branco, os apontamentos, os anfiteatros, os laboratórios, os professores... enfim, tudo isso constituía uma lacuna enorme porque o estudo é parte integrante de quem sou e de quem vou ser. "Primum non nocere". Primeiro, não fazer mal. O princípio hipocrático recorda-me que eu devo aproveitar a oportunidade de estudar na FMUP para crescer como pessoa e para me tornar a melhor médica possível até porque uma é indissociável da outra. Só assim poderei, no futuro, servir e acolher bem a sociedade que também um dia me recebeu, tentando tornar mais felizes não só aqueles que me procuram, mas também, aqueles que me têm acompanhado corajosa e pacientemente em todas as encruzilhadas da vida.

"There is joy in work. There is no happiness except in the realization that we have accomplished something." Henry Ford

2 comentários:

Anónimo disse...

Fiquei por me teres dado o endereço do teu blog, com tudo o que está inerente a isso!
Ainda não li tudo, mas o que li... gostei (e não estou a ser simpática!).
Achei que devia comentar este post, porque tem a etiqueta amarela... porque fala na FMUP, o local onde eu tive o privilégio de te conhecer... =)
É realmente bom a alegria que impera no salao, as nossas partidas de matrecos, e os intervalos, onde se fala de td e de nada... mas onde conhecemos sorrisos, e tristezas, onde, por mais que sejam só 5 min, sabemos que nos permitem conhecer um pouco mais daquelas pessoas que passam o dia conosco!!
Tenho a certeza que vais ser uma optima médica... os principios que te movem são um bom pronuncio disso!!!
Adorei conhecer-te, e adoro estar-te a conhecer...
Osculos e amplexos =)

Persefone disse...

Tão bonito!
Fizeste-me sentir mesmo nostálgica ao ler este post.
Também adoro aqueles momentos roubados à felicidade que passámos juntos. Nem que fosse só por isso, já bastava para pagar pelas horas de dificuldade!
E obrigada por leres os meus disparates. Como te disse significa muito para mim!
Beijos, sua companhia agradavelzinha que ontem, como eu, foi mandada calar na biblioteca pela primeira vez! LOOOL